Associando a sua condição de Clínico Geral à de Especialista, o Dr. Ricardo Cesco exerce suas atividades odontológicas voltadas estritamente ao âmbito da saúde, tendo por princípio o respeito à pessoa humana. 

Assim, dentro desse espírito, a Odontologia não é vista como um empreendimento comercial e, sim, como um valioso instrumento de Bem-Estar e de Qualidade de Vida, dentro da preocupação maior pelo restabelecimento e manutenção da saúde bucal.

Afinal, se os olhos são tidos como “o espelho da alma”, não resta dúvida de que os dentes verdadeiramente constituem a “janela” da imagem física da pessoa, não importa o sexo e a idade.

Como seu currículo atesta, a expressiva formação e a experiência profissional do Dr. Ricardo estão voltadas à prevenção das doenças bucais, sendo fortemente embasadas em avançada metodologia científica.

Assim é que, numa primeira avaliação, o Dr. Ricardo procura conhecer as reais necessidades e interesses do paciente. Segue-se, então, um minucioso exame clínico, que por vezes imprescinde de exames radiográficos complementares.

Com base nas informações desse nível, é então sugerido um plano de tratamento constituído de uma ou mais etapas, respeitadas sempre as questões de ordem pessoal ou técnica, com vistas à plena reabilitação oral, conforme descritas a seguir. 

A reabilitação oral pode compreender o tratamento dos tecidos que dão sustentação aos dentes. Periodontia é o nome dessa etapa, cujo objetivo é o restabelecimento da saúde gengival.

Por vezes, a reabilitação oral passa pela extração de dentes ou raízes já sem condições de recuperação, eliminando assim focos de infecção que freqüentemente interferem na saúde da pessoa. Questões técnicas muitas vezes indicam também a remoção de dentes inclusos ou impactados.

Ainda como parte da reabilitação oral, abrange-se a chamada Endodontia, específica para o tratamento de canais de dentes que tenham sofrido injúrias. 

Um outro objetivo da reabilitação oral consiste na eliminação de cáries ou infiltrações dentárias, independentemente de sua extensão. Para tanto, são oferecidas duas alternativas de restauração, a saber: a tradicional, que emprega amálgamas com base em ligas de prata (ainda hoje da preferência de muitos), e as que se utilizam resinas compostas de última geração (de origem alemã).

As resinas compostas tem tido a preferência de pacientes que também visam a questões de ordem estética, já que estes materiais restabelecem por completo a cor original dos dentes. A escolha pessoal sobre quais materiais devam ser empregados é devidamente assistida pelo Dr. Ricardo, sempre levando em conta a solução que melhor atenda o paciente.

Dentro da odontologia estética, os pacientes do Dr. Ricardo Cesco podem solicitar a técnica do Clareamento Dentário a Laser. No entanto, ressalta-se aqui que questões de ordem estéticas têm como base a vontade de cada paciente.

Seu aparelho de Laser terapêutico apresenta-se como uma moderna e importante ferramenta auxiliar em grande parte dos tratamentos executados.

Reabilitação oral deve ser entendida também como a substituição de um ou até mesmo todos os dentes que por ventura tenha sido perdido. Para isso, um plano de tratamento é apresentado ao paciente, apresentando-lhe as opções tecnicamente viáveis para melhor atende-lo.

Dentre as próteses, existem as removíveis e as fixas. As removíveis compreendem as próteses totais (dentaduras) e as pontes com grampos. Já as fixas compreendem as coroas unitárias, as próteses fixas cimentadas e os implantes dentários.

Os implantes dentários vêm se revelando soluções eficazes em tratamentos odontológicos, com altos índices de sucessos quando corretamente indicados e executados. Esta técnica é indicada nos casos de pacientes que perderam um ou mais dentes por completo (incluindo a raiz).

Em resumo, pode-se dizer que Dr. Ricardo Cesco atua como um odontólogo.

 

 

O Profissional  |  Áreas de Atuação  |  A Clínica  |  A Saber  |  Links  |  Cadastro  |  Contato  |  Informativo

© 2005, Ricardo Cesco           Todos os direitos reservados          Desenvolvimento G4web